Trabalho comparativo das economias de Brasil e Argentina

Integrantes: Camila Casas – Eduardo Martin Alves Magaz

A partir de dados reais do Brasil e da Argentina faremos uma comparação empírica dos países em relação ao PIB e ao PIB Per capita.

Para que pudéssemos realizar a comparação empírica dos países buscamos os dados do PIB e do PIB per capita de cada país, na fonte Banco Mundial, World Development, a partir dos dados elaboramos os índices. Para cada país em relação ao PIB preparamos um índice de base móvel e um de base fixa, afinal cada um deles nos traria uma situação diferente. E em seguida fizemos a mesmo procedimento para o PIB Per capita.

O índice de base móvel nos permite perceber a taxa de crescimento dos países anualmente, e o índice de base fixa nos permite observar o crescimento do país ao longo do tempo e também notar seus ciclos econômicos.

Em especial os índices de base fixa nos mostram os ciclos econômicos. Na análise do PIB brasileiro podemos encontrar os seguintes ciclos: de 1983 até 1992, de 1993 até 1999 e de 2000 até 2009 três ciclos de Juglar, que duram em média de 7 a 10 anos, este são dividimos em duas fase, que denominamos a primeira como fase de prosperidade e a segunda como depressão. Já na análise do PIB da Argentina encontramos os seguintes ciclos: de 1982 até 1985, de 1986 até 1990, de 1991 até 1995, de 1996 até 2002 e de 2003 até 2010, encontramos três ciclos de Kitchin, que tem duração de três a quatro anos, e dois ciclos de Juglar.

A análise do PIB através do índice de base móvel nos mostra a taxa de crescimento anual do PIB de cada país, ou seja, conseguimos observar mais a fundo as variações dos PIBs dos países. Se compararmos os dois países, em relação ao PIB de base móvel, notaremos que a Argentina teve maiores oscilações de crescimento comparado ao Brasil, ou seja, a Argentina teve maiores instabilidades não mantendo um crescimento continuo. Já o Brasil teve uma taxa de crescimento mais constante do que a da Argentina, ainda que tenha apresentado instabilidades foram menores do que as da Argentina.

 A1 A2 A3 B1 B2 B3

https://twitter.com/edwalves

Leave a Reply